Que cor eu uso ?Como escolher o tom das sombras

Quando estamos começando a maquiar é comum olhar para a paleta de sombras repleta de cores e pensar:
-E agora, quais cores eu uso ? 
Principalmente se a cliente não traz nenhuma referencia e te fala 
-Faz o que você achar melhor, confio em você!
Ixiiiiii ,e agora ?



É absolutamente comum ficar um pouco perdido no começo! Alem de saber combinar as corres entre si você precisa saber quais cores combinam com cada cliente de acordo com o seu tom, e subtom de pele. Existe uma variedades gigantesca de tons de pele, mas os subtons são apenas 3: o quente, o frio, e o neutro.  A partir da identificação do subtom da pele, você pode começar a se guiar pelo circulo cromático . 



O circulo cromático é uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano, e composto por 12 cores, as três primarias ( azul, vermelho e amarelo ), as três secundarias ( verde, laranja e violeta), e as seis terciárias (Roxo-avermelhado, Laranja-avermelhado, Laranja-amarelado, Verde-amarelado, Verde-azulado, Roxo-azulado). E serve como um guia rápido com a qual podemos identificar facilmente as cores complementares, entre outras combinações harmônicas. O circulo cromático é muito útil em diversos pontos da maquiam, desde a combinação de cores, a correção de manchas.


Para os subitons quentes: sobrans quentes e de tons complementares 
Subitom frio: cores fias e de tons complementares 
Subitom neutro : Qualquer tom  

Como mencionei no episódio anterior da nossa série,  a pele negra costuma ter o subitom ALARANJADO, que ė um tom classificado como quente. Sendo assim as cores que irão combinar melhor com esse subitom de pele, são os tons quentes do circulo cromático. 


A maioria das brasileiras possuem o subitom de pele quente (amarelado, alaranjado, avermelhado) porem existe muita gente também com subitom mais frio, e neutra. Esses dois são mais comuns em pessoas de pele clara, principalmente pessoas da região sul do Brasil. 


Uma forma de consegui variar bem os tons sem perder a harmonia, é utilizando  tons complementares. Para identificar uma cor complementar, basta examinar o círculo cromático (onde estão dispostas as cores primárias, secundárias e terciárias) e achar as cores que estão de lados opostos no círculo. Trata-se de uma harmonia bem contrastante, pois teremos sempre uma cor quente e outra fria.

Separei aqui alguns tons que combinam muito com peles de fundo quente, principalmente com pele negra.

Esses tons de sombras, pigmentos e glitters, costumam destacar muito na pele morena e negra .No vídeo complementar a esse post podemos acompanhar tudo isso que falamos na pratica em nossa modelo, vamos conferir ? Aperta o play e vem comigo ;)


            

Então agora não tem erro, se vocês estiver na duvida consulte o circulo cromático.  
Outra dica importante é estar sempre atenta as novas tendencias nas redes sociais . O instagram é uma ferramente onde você pode buscar diversas inspirações, observe a combinação de cores, treine essas combinações em pessoas diferentes isso ira aguçar sua percepção e criatividade.  Tenha também algumas imagens salvas no celular para servi de inspiração naqueles dias em que que sua criatividade não esta tão aguçada. Com o tempo as combinações passam a vir automaticamente  na sua cabeça, quando você olha para uma paleta se sombras, ou quando observa o tom de pele da cliente,  e aquele frase dita pela cliente:
 - Faça o que você achar melhor, eu confio em você. 
Deixa de te assustar e passa a ser o que você mais gosta de ouvir de uma cliente.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário