Quero ser maquiador profissional aula 4: Preparação de pele negra


A alguns anos maquiar uma pele negra era mesmo uma missão bem difícil , a maioria das marcas não investiam em produtos para peles mais escuras dificultando assim o nosso trabalho. 


Só era possível encontrar variedade de tons em marcas importadas, caras e de difícil acesso. Com poucos recursos, muitos maquiadores eram obrigados a improvisar, e esses "improvisos" acabavam culminado em vários erros. E de tantos erros que já forram cometidos na maquiagem para pele negra, criou-se muitos mitos e medos. Mas a única diferença entre maquiar uma pele clara e uma pele mais escura são os tons usados, e hoje já temos muitos recursos disponíveis, só precisamos nos familiarizar com ele . 
E è isso que iremos fazer hoje .

Antes e depois pele negra 

A maquiagem perfeita para a pele negra traz um brilho todo charmoso e cores marcantes para realçar ainda mais a beleza da cor negra. Nesse post vamos focar da escolha das cores ideias, e da aplicação dos produtos, mais pra frente veremos com mais detalhe as técnica de contorno, iluminação e camuflagem .


Pré-maquiagem 

Uma das características da maioria das peles negras é o excesso de oleosidade, e já aprendemos na aula 2 que o cuidado com esse tipo de pele deve ser redobrado para garantir a durabilidade e melhor acabamento da maquiagem. Devemos limpar, esfoliar ( se a situação da pele estiver muito critica), tonificar, e hidratar com os produtos adequados para esse tipo de pele sempre. 
O uso do primer adequando também garantem acabamento e durabilidade.


Escolha de bases e corretivos.

 A oleosidade na pele negra aumenta a tendência ao surgimento de manchas, devido à maior concentração de melanina. As manchas em peles negras assim como as olheiras tendem a ser mais amarronzadas, e como iremos aprender mais pra frente na aula sobre correçāo de manchas, e o tom laranja é o que neutraliza as manchas amarronzadas. Por esse motivo, e pele subtom das peles negras brasileiras serem mais quente, as bases para peles negras costumam ser de fundo alaranjado, ou avermelhado, o que ajuda a neutralizar as possíveis manchas amaronzadas, e garante que depois da oxidação a base não ira  ficar acinzentada. Por isso na hora de escolher uma base para pele negra observe bem o subtom da base e o mesmo vale para os corretivos.


Bases para pele negra 

1-BRONZER 1 - MARY KAY  
2-BRONZER 4 - MARY KAY     
3-NC45- MAC
4-COR 7 - PAUSA PARA FEMINICES                           
5-COR 8 - PAUSA PARA FEMINICES

6-COR 12 - QUEM DISSE BERENICE 

Pó compacto e solto 

Não utilize pó translúcido branco em peles negras, pois ele ira ficar evidente e estourar no flash devido ao contraste  das cores serem muito grande. De preferencia para os pós de tons amarelados, os famosos pós banana. Ou ainda use o pó da cor do corretivo nas árias onde aplicou o corretivo , e da cor da base no restante do rosto.  E importante que a pele seja muito bem selada para garantir a fixação da base e corretivo, e evitar a transferência.
Aplique o pó sem arrastar o pincel pelo rosto se a base ainda estiver molhada, para evitar a formação de grânulos e deixar a pele com a aparência grosseira. Apenas deposite o pó, e só depois da pele seca, use o pincel para polir a pele com movimentos bem leves e suaves. 

Contorno  e iluminação 

O contorno para pele negra segue a mesma regra do contorno para peles claras. Usamos um produto de 1 a 2 tons mais claros que o tom, da pele para iluminar, e outro de 1 a 2 tons mais escuros para contornar. (Vídeo sobre contorno aqui ). 

No caso da pele negra mais escura você também pode optar por utilizar apenas a técnica STROBING. Que consiste em iluminar bem as árias do rosto e dispensar o contorno.
 Na técnica STROBING também usamos iluminadores para  destacar os ossos da face com um toque suave . E os realces desses pontos dão a impressão de que a parte que não está iluminada está mais profunda devido ao tom mais escuro que já é da pele, dispensando assim o uso de produtos para contornar.    
      

Iluminadores e blushi 

É essencial achar os tons certos para elevar as características da pele, sem deixá-los com aparência acinzentada. O iluminador para pele negra pode ser em tons de champagne, acobreado ou dourado. Já os blushes devem ter tons de rosa queimado, malva, vinho e avermelhado beterraba .
 Quanto mais forte o marrom da pele , mais escuro o tom do blush deve ser para conseguir um efeito mais natural .

Tecnica Strobing (iluminação pele negra)

   No vídeo complementar a esse post vamos ver alguns produtos e como utiliza-los na preparação da pele da nossa modelo.  

Produtos usados 

  • Água micelar Loreal 
  • Hidratante timewise Mary Kay
  • Primer Revlon Photoready
  • Pasta para sobrancelhas Facallure cor 2 
  • Diluidor Ana Paula Marçal 
  • Base Studio fix Mac NC45
  • Paleta de corretivos Kryolan com 6 cores
  • Paleta de pó compacto Ruby Rose
  • Iluminador  dourado Belle Angel  
  • Blush Zanphy cor 2
  • Hidratante labial Lips 
  • Fix Plus Mac 


Para fazer esse post tive como referencia minhas experiências ao longo de 3 anos de carreira . Espero que tenha te ajudado, no próximo vídeo iremos falar sobre tons de sombra para pele negra, qualquer duvida deixe nos comentários. Um beijo e até o próximo post..

Nenhum comentário:

Postar um comentário