Quero ser maquiador profissional aula 3: Sobrancelhas - design e correção

Oi amores tudo bem? Hoje vamos falar de uma parte muito importante na maquiagem, a correção das sobrancelhas. Como já falei em outros posts e vídeos, acho muito importante que o maquiador também seja design de sobrancelhas, muitas vezes você vai ter que maquiar pessoas com sobrancelhas totalmente deformadas, sem pelos, ou bem cheias e sem nenhuma modelagem. Você pode optar por disfarçar essas imperfeições coma a maquiagem, mas o acabamento final não fica tão bom se os pelos em excesso não forem removidos, e para fazer essa remoção é necessário que você tenha uma noção de design de sobrancelhas.




A maioria dos cursos de maquiagem te dá apenas uma noção sobre medidas e formatos de sobrancelhas, o que já ajuda muita, mas se você se aperfeiçoar nesse aria poderá ser uma fonte de renda extra e ainda vai te garantir uma harmonia bem melhor em sues trabalhos.  

Esteticistas e maquiadores não se cansam de afirmar: Aliar o formato das sobrancelhas ao desenho do rosto é a chave da harmonia facial. Só por essa afirmação já da para perceber o quando uma sobrancelha harmônica e bem definida fara a diferença no resultado final da maquiagem, afinal o que a gente mais busca na maquiagem e a harmonia dos traços. E para que as sobrancelhas formem um conjunto harmonioso com o restante do rosto é preciso levar em consideração o formato do rosto, do nariz e da boca sem esquecer de observar o tamanho e o formato dos olhos. Cada caso deve ser avaliado separadamente.

O formato das sobrancelhas deve estar em harmonia com as linhas da estrutura óssea, que sustentam os músculos e a pele do rosto e dos olhos.

Dentro da estrutura facial  o tamanho das sobrancelhas são definidas por três pontos .
O ponto 1 – Para encontrar o ponto 1 ou ponto de inicio das sobrancelhas, ou  seja ponto onde os pelos das sobrancelhas devem começar. Para encontrar esse ponto, trace uma linha apoiando um lápis no osso do nariz,  passando pelo canto lacrimal  (canto interno dos olhos), em direção a testa.
O ponto 2- Para encontrar o ponto 2 ou ponto final, ponto onde os pelos das  sobrancelhas devem terminar,  trace uma linha apoiando o lápis inclinado do arco do cupido da boca, passando pela aba do nariz, seguindo em direção ao canto externo dos olhos.
O ponto 3 – Tendo o ponto de inicio e fim da sobrancelha, fica fácil encontrar o ponto 3 ou ponto alto, ou ainda ponto de arqueamento das sobrancelhas . com a ajuda do paquímetro medimos a distancia do ponto 1 ao  ponto 2, dividimos essa medida ao meio, e acrescentamos um centímetro. Agora é só apoia o paquímetro no inicio da sobrancelha e marcar onde chega essa medida que acabamos de encontrar.



Outro ponto importante de observar é a largura das sobrancelhas que vai de 0,06 mm a 0,09 mm, e vai depender da quantidade de pelos que a pessoa tem na sobrancelhas, e do seu formato de rosto.
Também é importante medir a largura do ponto de arqueamento que é sempre 2 milímetros  menor que a largura inicial. 

a sobrancelhas mais fina é recomendado para o formato de olhos pequenos e fundos. Para qem tem olhos grandes recomenda-se uma sobrancelha levemente arqueada e mais grossa. 


Não existe um formato padrão de sobrancelhas, o design deve ser baseado nas formas, linhas, texturas e cores o rosto. Levando em consideração o cabelo e a estrutura dos olhos.

Depois de marcado os pontos básicos da sobrancelhas com a ajuda de um lápis dermatografico, ou lápis para olhos de preferencia na cor branco, ligue os pontos marcados e utilize as linhas como referencia  para tirar os pelos, começando do canto interno para o canto esterno.

Muita gente me pergunta se pode remover os pelos que são riscados, mas isso vai de cada caso, você deve começar removendo os pelos fora da linha e observar bem se é preciso tirar os que foram riscados ou não,tomando cuidado para não afinar demais a sobrancelha. Algumas sobrancelhas muito ralinhas podem te deixar  mais na duvida, nesse caso eu recomendo que você tire todo que estiver fora da marcação, depois limpe as marcações das sobrancelhas, preencha com uma sombra para sobrancelhas e observe se aquele pelo que te deixou na duvida precisa mesmo ser retirado.

Recomendações 

  • Para fazer a limpeza das sobrancelhas use uma pinça chanfrada. Para detalhes e cantinhos mais precisos use uma pinça de ponta fina.
  • Puxe os pelos na direção do seu crescimento
  • Estique bem a pele da cliente para minimizar a dor na remoção do pelo.
  • Na duvida melhor tirar menos do que tirar mais
  • Retire os pelos mais grossos e de acebamento ao redor das sobrancelhas com alguma forma de depilação, cera quente, lamina ou linha.
  • Não use cera na parte inferior da sobrancelha pois pode gerar flacidez, devido ás sucessivas puxadas.

Sobrancelhas devidamente limpas e modeladas, hora de preencher para começar a maquiagem.Nesse momento você pode melhorar o formado das sobrancelhas, e deixa-la num formado mais harmônico, caso a sobrancelhas naturais da sua cliente esteja muito falhada. Quando vamos fazer uma maquiagem mais marcante nos olhos podemos deixar as sobrancelhas mais marcadas, caso contrario quanto mais suave e natural melhor.

Exite vários produtos para preenchimento de sobrancelhas, como sombras, pomadas, lápis e até canetas próprias para a sobrancelhas. O diferencial desses produtos é que eles possuem texturas e tonalidades próprias para sobrancelhas que precisam combinar com o tom do cabelo.

As sobras para sobrancelhas são as mais utilizadas pelos maquiadores por proporcionar diversos efeitos, tanto o efeito mais natural, quanto o mais marcado, dependendo da forma que são aplicadas. Recomenda-se que a sombra utilizada seja opaca e de preferencia  em tons de marrom. O tom que sera usado vai depender do tom do cabelo, tem marrom pra todo gosto. Para quem tem o cabelo escuro não é recomendado o uso de sombras pretas, e sim um tom de marrom mais escuro, grafites ou marrom acinzentado, mas nunca preto, por que fica muito marcado e artificial, a não ser esfume bem, ate ficar acinzentado, e seu cabelo seja tipo preto Henê, bem , bem escuro mesmo. Para as loiras um marrom bem clarinho com um tom amarelado, e para ruivas o marrom alaranjado ou avermelhado.  

Outra opção bem comum entre alguns maquiadores são as pomadas, elas são um pouco mais difíceis de trabalhar, e se não tomar cuidado pode ficar bem marcado, mas em compensação oferecem melhor fixação e durabilidade. Na hora de escolher a cor ideal seguimos a mesma linha de raciocínio das sombras, levando em consideração que quanto mais escuro for o produto mais difícil sera conseguir um efeito natural. 

 Os lápis e canetinhas são mais recomendado para o uso pessoal, no dia-a-dia do maquiador eu sinceramente não acho tão pratico. As cores os lápis e canetinhas são mais universais, tendo pouca variedade de cores, normalmente uma pessoa muito loira ou de cabelos avermelhados não conseguem utilizar sem destoar do seu tom de cabelo. 

Faça o preenchimento respeitando as proporções que falamos anteriormente, principalmente no que se refere ao ponto de inicio, arqueamento e fim da sobrancelhas, lembre-se também que as sobrancelhas naturalmente são mais suaves no inicio, e mais cheias e preenchidas da metade pro final. Em seguida você pode fazer o contorno das sobrancelhas com base ou corretivo, esse contorno é opcional, mas faz muuuuuita diferença no resultado final, deixando as sobrancelhas ainda mais modeladas e acentuadas. 

No nosso vídeo complementar de hoje vau demostrar cada um dos pontos desse post, vamos ver alguns produtos, e a forma de preenchimento e contorno das sobrancelhas. Vamos conferir ? Aperta o play e vem comigo :

          


A sobrancelhas e a moldura do rosto, e estando bem definidas você tem boa parte da beleza do seu trabalho garantida. E como sempre treinar e estudar mais profundamente nos ajuda a melhorar a cada dia!
Para fazer esse post tive como referencia minhas experiencias ao longo de 3 anos de carreira  e minhas apostilas do curso de design de sobrancelhas e maquiagem.  Espero que tenha te ajudado, qualquer duvida deixe nos comentarístico. Um beijo e até o próximo post..

Nenhum comentário:

Postar um comentário