Como atender uma noiva -Quero ser maquiador profissional

Oi meus amores tudo bem? Estamos com tudo na nossa serie “Quero ser maquiador profissional”, e hoje vamos tratar de um assunto muito especial que é “Como atender uma noiva”.


Muito provavelmente se você optar por trabalhar na aria da maquiagem social, você ira atender noivas, e precisa estar PREPARADA. Elas são exigentes, um pouco neuróticas, e cheias de expectativas. Mas também pudera né? Estão prestes a viver um dos dias mais esperados e especiais da vida delas, e querem que esteja tudo perfeito. Eu como mulher que sonho em casar na igreja, super entendo isso. Ser paciente e compreensível com as noivinhas neuróticas, é o primeiro passo. Elas vão te fazer mil perguntas, e é importante que você como profissional passe total segurança para sua cliente em cada etapa do processo de fechamento de contrato com a noiva.

Passo 1- Tenha um contrato e uma folha de orçamento pré-pronta.

Já quebrei a cara, algumas vezes com noivas, e aprendi que ter um contratinho com tudo escrito é fundamental, para sua segurança e para a dela. Hoje em dia eu tenho um pré-contrato, onde deixo tudo detalhado sobre como funciona o meu atendimento, e quais serviços a noiva pode escolher. Depois de conversar com ela e entender qual tipo de serviço ela quer eu edito esse contrato e envio para ela. Isso passa muito mais segurança para a cliente e profissionalismo.

No meu contrato tem as sequentes informações:

-Sobre local de atendimento
  • Exemplo: Endereço, descrição do espaço físico e o que estará disponível para uso da noiva. Caso seja a domicilio ou no local do casamento, coloque o endereço e informe taxa de locomoção.

-O que está incluso na maquiagem
  • Exemplo: Higienização da pele, correção das sobrancelhas, contorno, aplicação de cílios etc.

-O que está inclusa no penteado
  •   Exemplo:  Lavar, secar, modelar e montar o penteado

-Pacotes opcionais
  • Acompanhamento na cerimonia- Horário que vou ficar na festa, tipo de retoque que vou fazer no cabelo e na maquiagem.

Também especifico sobre o fotografo , caso for ser feito making of da noiva. Hora de ele iniciar as fotos e  como vamos nos organizar, por que já fui atrapalhada por fotografo que fazia eu parar toda hora pra tirar fotos da noiva de segurando o vestido, olhando pela janela etc, e o tempo passando e eu me atrasando kkk. Falo também sobre os eventuais atrasos, sobre o teste de cabelo e maquiagem, e quanto tempo o local estará à disposição para a noiva caso ele feche o dia da noiva, ou qual o tempo de produção se ela for apenas fazer cabelo e maquiagem no local.


Passo 2 – conheça a cliente e como será o casamento.

Quando a cliente entrar em contato com você muito provavelmente foi indicado por alguém, ou viu um trabalho seu em algum lugar. Nesse primeiro contato tente entender como ela chegou até você, e como será o casamento, pergunte qual será o local, a data, o horário, se será casamento no civil ou na igreja. Todas essas informações vão te ajudar a montar o orçamento dela.

Passo 3 – Marque o teste e feche o contato.

Depois que você tiver enviado o contrato para ela, vocês poderão agendar uma reunião presencial para tirar as dividas, convide-a para conhecer o seu espaço, contato físico e sempre melhor mas caso ela não tenha tempo podem tirar as duvidas pelo whatapp, ou em uma ligação.  Nesse momento tire todas as duvidas dela esclareça tudo, e se possível já feche a data para o teste.
Sempre deixo claro para minhas clientes que a data só será reservada opôs o teste e pagamento do sinal, então o quanto antes você conseguir fechar a data do teste melhor. Só não pode ser 6 meses antes do casamento, o tempo ideal para o teste é de 1 mês, a 15 dias aténs do casamento. Por se você marcar muito antes ela pode mudar de ideia quando chegar mais perto e ai complicam no seu trabalho. O bom de fazer teste e que no dia de executar o trabalho fica muito mais fácil você já sabe o que vai funcionar e como vaio fazer e ela já sabe o que esperar.

No teste eu sempre faço a montagem do penteado (só montagem peço para ela já vir com o cabelo escovado), e se ela estiver na duvida faço cada olho de um jeito para que ela escolha o lado que gostar mais.
É importante você anotar tudo na ficha da cliente, anote qual tom da base usou , quais sombras e pigmentos, qual batom  e o que mais achar necessário para não correr o risco de esquecer no dia. Fotografe de todos os ângulos a maquiagem e o cabelo escolhidos por ela e anexe a ficha da cliente.

No dia do teste a cliente já pode assinar o contrato e deixar o sinal para reservar a data e horário. Deixe tudo anotado na sua agenda, se possível coloque um lembrete no celular para semana da cerimonia, e também para o dia é claro, pra não correr nenhum risco de esquecer ou atrasar.

Passo 4 – Chegou o grade dia.

 Um dia antes separe todo seu material caso for atender a domicilio, e seja pontual se possível chegue antes, por que as noivas são neuróticas lembra? Ela vai estar uma pilha te esperando, e se você atrasar, ai o clima já começa chato.
Se ela for até você, certifique-se de que não falta nada,  esteja a espera dela, ofereça uma águia um suco, deixe alguns petiscos a mão, o ambiente descontraído com uma musica, puxe uma papo para descontrai-la. E lembre-se noiva é sagrada tudo tem que dar certo.  
Gravei o passo a passa de uma preparação de noiva para compartilhar com vocês, escolhi fazer uma noiva mais moderna, que é o publico que mais me. Fiz cabelo e maquiagem, dando varias dicas que vão te ajudar a fazer uma noiva linda e com uma produção que vai durar a noite toda. Vamos conferir? Aperta o play e vem comigo:




Algumas noivas optam por trazer as madrinhas e a mãe para se arrumarem no mesmo local que ela, se você trabalha sozinha como eu, preciso organizar muito bem os horários, para não dar rolo. Considere sempre uns 20 minutos de atraso (mulher sempre se atrasa), e nada de querer fazer 10 madrinhas em um dia. Cada um tem seu limite, mais você precisa saber que leva em media 1 hora para finalizar uma maquiagem e mais uma hora no cabelo, e quando você chegar na sétima a primeira já vai estar derretendo, dependendo do clima do dia e do tipo de pele dela, fora que você estará só o pó! Eu por exemplo só consigo fazer no máximo 3 pessoas quando uma delas é a noiva. As vezes que insisti em fazer a quarta, meu pescoço já estava super dolorido e meu rendimento já não foi o mesmo. Então ou eu indico uma colega, e ai a cliente negocia direto com ela, ou não rola, sei do meus limites.

Em fim amores, eu espero de coração que esse post tenha ajudado vocês, caso queiram dar uma olhada do meu contrato para se inspirar, me mande um e-mail pedindo que eu envio sem problemas ( evelynlobomakeup@hotmail.com). Qualquer duvida ou sugestões para os próximos vídeos podem aqui nos comentários ok? Um super beijo, e até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário