Qual o seu tipo de pele ?


Ola poderosas tudo bem? Espero que sim !


Hoje vamos aprender a identificar nosso tipo de pele, para saber trata-la corretamente.





Toda pele necessita de cuidados para manter-se saudável e bonita. A limpeza, a tonificação, e a hidratação são etapas importantes em qualquer tratamento do rosto.

Parece uma coisa muito óbvia, mas não é! Nem todo mundo sabe qual é seu tipo de pele
Nossa pele tem uma função importantíssima, é o maior órgão do corpo humano: ela é nossa principal barreira protetora em relação ao ambiente!  
É um órgão que está sempre exposto (especialmente o rosto), sofre todo tipo de agressões do ambiente externo, que também têm influência na determinação do tipo de pele.
O uso de produtos inapropriados pode trazer desequilíbrio, ou seja se você tem a pele oleosa e usa um creme para pele seca, consequentemente sua pele vai ficar mais oleosa e vice-versa.
Por isso, antes de comprar qualquer produto para tratamento é necessário saber qual o seu tipo de pele.


Basicamente existem quatro tipos de pele:




Normal -Pele dos sonhos perfeitamente equilibrada, não é nem oleosa e nem seca e se caracteriza por uma textura suave e delicada, apresentando raros problemas. No entanto tem uma tendência natural a tornar-se seca com o envelhecimento ou devido a fatores ambientais.
Oleosa - A pele oleosa é espessa e os poros são dilatados. A oleosidade é causada pelo excesso de atividade das glândulas sebáceas. Ao acordar você pode perceber sua pele brilhando, pois durante a noite as glândulas cebácias produzem muita oleosidade durante o sono. A pele oleosa tem grande tendência a desenvolver a acne, contudo não tem tendência a apresentar rugas. Como os cabelos são um acessório da pele, as pessoas com pele oleosa normalmente também têm cabelos oleosos.
Seca - A pele seca normalmente é fina e muito sensível, os poros são pequenos e irrita-se com facilidade. É uma pele áspera, sem brilho e com pouca elasticidade. Dentre as causas da pele seca estão a pouca atividade das glândulas sebáceas, condições ambientais que favoreçam o ressecamento da pele (ar seco, sol em excesso, frio, etc.) e o envelhecimento natural. As pessoas com pele seca têm grande tendência a desenvolver rugas, mas não a acne. Com o envelhecimento a pele tende a ficar ainda mais seca. Como os cabelos são um acessório da pele, as pessoas com pele seca normalmente também têm cabelos secos.
Mista - uma das peles mais comuns no brasil, é conhecida pela oleosidade na chamada zona T- Testa, nariz e queixo, e ressecamento nas latarias do rosto.




Importante: 

  • O que está seco precisa ser hidratado.
  • O que tem excesso de óleo precisa ser equilibrado (óleo/água).
  • o que está normal precisa ter condições para se manter assim.
Isso vale para o corpo todo. A condição ideal da nossa pele é que ela esteja em equilíbrio de água e óleo. Isso mantém a integridade da nossa barreira protetora – além de nos da um belo visual.




Nos últimos anos foram catalogados 16 tipos diferentes de pele, incluindo as 4 que sitei, mas não se assustem com isso, não. Na verdade é a ampliação do olhar clínico sobre a condição real da pele e esse tipo de avaliação serve para que cada vez mais seja possível encontrar produtos adequados às mais variadas necessidades, considerando fatores como idade, clima, sensibilidade e muito mais.


Atualmente a maioria dos produtos existentes no mercado se classificam entre esses 4 tipos básicos de pele. 

E ai? Ficou na duvida sobre qual é o seu tipo de pele?
Faça o teste, e descubra ( clique aqui para fazer o teste). Esse teste foi desenvolvido por dermatologistas .

 Depois me conta o seu resultado ok? 
Cuidem-se bem meninas, um super beijo e até o próximo poste... 


5 comentários:

  1. Muito bom !!! Mais detalhado que no curso kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk misturei um monte de informações, de videos, postes e livros que li. rsrsr

      Excluir
  2. O meu é mista/oleosa e sofro muuito haha'
    amei a postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É gata pele oleosa é a mais delicada para se tratar principalmente no clima do nosso pais. Mas com paciência e dedicação da para controlar. Que bom que gostou.

      Excluir
  3. Olá Querida!
    A minha pele é super oleosa, mesmo tratando ela, no verão eu sofro muito, pois a maquiagem não segura, e como eu uso protetor facial diariamente dai sim ela fica brilhosa, mesmo sendo para peles oleosas, uso vários esfoliantes e géis para amenizar, quero ver se faço uma limpeza de pele bem potente antes de iniciar o forte do verão! hehehe

    Super Beijo!

    ResponderExcluir